• 10/11/2020
  • por Resenha Politika

Justiça Eleitoral

TSE torna Ricardo Coutinho inelegível a cinco dias da eleição

TSE torna Ricardo Coutinho inelegível a cinco dias da eleição

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou o ex-governador e candidato a prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), inelegível. O ministro, Luís Salomão, que tinha pedido vistas, votou pela inelegibilidade do ex-gestor nesta terça-feira (10) e acompanhou o relator do processo, ministro Og Fernandes, que já havia votado por deixar o socialista inelegível. 

Luís Salomão entendeu que houve ilegalidade na contratação de codificados e também nos servidores contratados temporariamente. “Denota o desvirtuamento do ingresso do servidor em prol da candidatura de Ricardo Coutinho”, disse na leitura de seu voto.

O ministro Tarcísio Vieira também votou pela inelegibilidade. Os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, acompanharam o voto do relator. O placar foi de 6 votos pela inelegibilidade e apenas 1, do ministro Sérgio Banhos contra.

Entenda

Os processos são referentes às Aijes dos Codificados, Empreender-PB e da PBPrev.

Ricardo é alvo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida pela coligação “A Vontade do Povo”, encabeçada pelo ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), por conduta vedada e abuso de poder durante as eleições de 2014, quando o socialista foi reeleito.

O socialista também é acusado de abuso de poder econômico e político por contratação de codificados. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) trata da contratação de pessoas pelo Governo do Estado em pleno período eleitoral, no caso, nas eleições de 2014.

Comentários