• 30/10/2022
  • por Resenha Politika

Eleições

Uso de celular na cabine continua proibido no segundo turno

Uso de celular na cabine continua proibido no segundo turno

Quem for às urnas no segundo turno das eleições neste domingo (30) precisa deixar o telefone celular com os mesários antes de votar. Mesmo desligado, o aparelho deve ser entregue junto com o documento de identificação. A regra é uma novidade na eleição deste ano e foi tomada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de forma unânime, em 25 de agosto.

Nos pleitos anteriores, os aparelhos podiam ficar com os mesários ou mantidos em outro local de escolha do eleitor. Agora, os mesários têm a obrigação de reter o celular ou qualquer outro aparelho capaz de registrar ou transmitir o voto antes de o eleitor se dirigir à urna. O objetivo, segundo a Justiça Eleitoral, é garantir o sigilo do voto previsto na Constituição, além de evitar eventuais coações aos eleitores.

Em caso de descumprimento, os mesários poderão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral e a polícia militar local. Quem for flagrado na cabine de votação com qualquer aparelho de comunicação ou câmera poderá ser punido com até dois anos de prisão, caso seja comprovado que o sigilo do voto foi quebrado.

Comentários