• 27/10/2023
  • por Resenha Politika

Veículos recuperados e devolvidos após roubo devem ter restrição cancelada na Delegacia de Polícia Civil

Veículos recuperados e devolvidos após roubo devem ter restrição cancelada na Delegacia de Polícia Civil

Se você é proprietário de um veículo que foi recuperado após ter sido alvo de roubo ou furto, é necessário que se dirija até a delegacia de Polícia para solicitar a remoção da restrição do sistema, para evitar futuros problemas. Neste mês de outubro, cinco veículos foram interceptados após acionarem alertas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Campina Grande. Esses alertas foram gerados pelas câmeras equipadas com leitores de reconhecimento de placas (LPR), e esses veículos já haviam sido previamente recuperados por seus legítimos proprietários, resultando em uma alocação desnecessária de recursos por parte das forças de segurança.

Após qualquer ocorrência de roubo ou furto, os veículos em questão são prontamente registrados como "roubados" no sistema, iniciando-se tal procedimento a partir da chamada efetuada para o número de emergência 190.

“Contamos com um sistema de câmeras moderno, sujeito a monitoramento ininterrupto, implantado no CICC. Assim que um veículo marcado como 'roubado' ou 'furtado' é identificado, equipes policiais são imediatamente despachadas para realizar a abordagem, presumindo-se que estejam prestes a confrontar criminosos. No entanto, ao chegarem ao local, frequentemente se constata que o condutor é, de fato, o legítimo proprietário, que até então não tomou as medidas necessárias para retirar a queixa de roubo ou furto. Esta problemática tem se manifestado com notável frequência e pode ser prontamente resolvida mediante uma ação simples, realizada pelo proprietário do veículo”, afirmou a coronel BM Jousilene Sales, coordenadora do CICC de Campina Grande.

A abordagem de veículos que já foram recuperados e constam como roubados demanda uma considerável quantidade de tempo e recursos que poderiam ser mais eficazmente direcionados para atividades relacionadas à prevenção e investigação de delitos. Portanto, a remoção da restrição de roubo ou furto no sistema após a recuperação do veículo é uma medida necessária para o aprimoramento da segurança pública em todo o estado da Paraíba.

Comentários