• 19/12/2023
  • por Resenha Politika

Wilson Santiago recebe representantes dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da Paraíba e discute Piso Salarial

Wilson Santiago recebe representantes dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da Paraíba e discute Piso Salarial

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) tem sido uma das vozes ativas na Câmara dos Deputados em prol da aprovação do Projeto de Lei 988/2015, que estabelece o Piso Salarial dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais em todo o país. Na tarde desta segunda-feira (18), em João Pessoa, o parlamentar esteve reunido com representantes do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado da Paraíba- SINFITOPB e Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (CREFITO-1).

Estiveram na reunião, a presidente do SINFITOPB, Kelina Rocha; o diretor sindical, Wladimir Lênin e a representante do CREFITO-1, Iara Lucena. Entre as pautas da categoria, destaca-se a celeridade nos trâmites do PL 988/2015, pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, no intuito de que seja aprovado ainda este ano. Na última reunião da Comissão, o deputado federal pernambucano Augusto Coutinho pediu vistas, o que causou a suspensão da votação que estava prevista para acontecer na última quarta-feira (13).

“Nós vamos lutar para que o Projeto de Lei seja aprovado pela Comissão de Trabalho, antes do recesso parlamentar para dar mais celeridade. Nosso intuito é convencer os deputados para que participem da votação, pois caso não seja aprovado este ano, ficará para fevereiro de 2024. Esta é uma pauta importante e urgente, precisamos atender a categoria dos fisioterapeutas, no aumento do piso salarial nacional e garantir mais dignidade para todos”, afirmou Wilson Santiago.

Além do piso salarial, o deputado ainda debateu outras pautas apresentadas pela categoria, incluindo a melhoria salarial no âmbito do serviço público estadual. “As entidades irão elaborar um relatório com as principais reivindicações e iremos marcar uma audiência com o governador João Azevêdo para apresentá-lo. João tem sido um gestor sensível às reivindicações das categorias profissionais e iremos buscar uma forma de contemplar os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que desempenham um papel de grande relevância nas Unidades de Saúde de toda a Paraíba”, ressaltou.

A presidente do SINFITOPB, Kelina Rocha, agradeceu ao deputado federal Wilson Santiago pela recepção, apoio e compromisso assumido com os 8 mil profissionais paraibanos. “O Sindicato pediu celeridade e apoio ao PL 988/15 e apresentou a pauta de reivindicações dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Paraíba. O deputado foi bastante solícito e se comprometeu em fazer a mediação junto ao Governo do Estado”, destacou Kelina.

Projeto de Lei

O projeto fixa o piso salarial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em R$ 4.650 mil mensais para uma jornada de 30 horas por semana. O parlamentar Wilson Santiago destacou que o PL 988/2015 veio do Senado e caso seja aprovado na Câmara dos Deputados, já seguirá para sanção presidencial.

Comentários