• 04/09/2022
  • por Resenha Politika

Insatisfação

Wilson Santiago repudia decisão monocrática que suspende piso nacional da enfermagem

Wilson Santiago repudia decisão monocrática que suspende piso nacional da enfermagem

Um dos principais defensores do piso salarial nacional da enfermagem na Câmara dos Deputados, o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) repudiou a decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu, neste domingo (4), a conquista de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. 

“O piso salarial da enfermagem é uma conquista mais que merecida de categorias que mantêm o pleno funcionamento da Saúde no Brasil. A decisão de um só ministro não pode prejudicar milhares de profissionais e derrubar o avanço social construído pelo Congresso Nacional”, disse Wilson Santiago.

O piso salarial nacional da enfermagem (Lei nº 14.434/2022) foi proposto pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES). Na Câmara dos Deputados, Wilson Santiago foi um dos parlamentares que mais defendeu a aprovação da proposta que estabelece como base o valor de R$ 4.750 para enfermeiros e serve de referência para os salários dos demais profissionais. O novo piso da enfermagem começaria a ser pago nesta segunda-feira (5). 

Wilson Santiago reafirma sua confiança na mais alta Corte da Justiça brasileira e no pleno respeito entre os Poderes para que a lei seja mantida. “O Poder Legislativo precisa ser respeitado. Acredito que o Pleno do Supremo irá reverter a decisão e manter o que foi estabelecido após muita discussão por senadores e deputados de todo o país junto à sociedade”, finalizou o deputado.

Comentários