• 23/08/2023
  • por Resenha Politika

Câmara dos Deputados

Wilson Santiago sai em defesa dos lotéricos em Frente Parlamentar: “Precisam ser respeitados”

Wilson Santiago sai em defesa dos lotéricos em Frente Parlamentar: “Precisam ser respeitados”

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) participou, nesta quarta-feira (23), do 1° Seminário da Frente Parlamentar em Defesa dos Lotéricos (Frelot). A reunião ocorreu no auditório Freitas Nobres, na Câmara dos Deputados, e discutiu a atual situação dos empresários lotéricos no país. Atualmente, estão em funcionamento no Brasil 13 mil casas lotéricas, que geram 70 mil empregos diretos e atendem a 120 milhões de pessoas. 

O seminário foi dividido em dois blocos. No primeiro momento, abordaram os destaques sobre os bloqueios: Mecanismos de bloqueios; comissões de site e jogos; acordo e reajuste de tarifas, através dos custos da rede lotérica. No segundo momento, foi discutida a questão do  Marketing/Marketplace da Caixa. 

Em defesa dos lotéricos, o deputado Wilson Santiago destacou que apesar de toda a sua importância para a sociedade, os lotéricos sofrem com a falta de valorização e reconhecimento por parte da Caixa. 

“Hoje, infelizmente a Caixa passou a ser o concorrente dos lotéricos. A Caixa cria uma política que de fato é destrutiva para os lotéricos, pois reduz em 50% o lucro dos próprios estabelecimentos. Significa dizer que a Caixa quer fechar todas as lotéricas, e com isso dificultar a vida de cada um”, afirmou o parlamentar.

Em muitos municípios, os estabelecimentos lotéricos representam a única unidade com serviços bancários disponíveis, realizando procedimentos como recebimento do pagamento de contas e de salários, saques de benefícios sociais como seguro-desemprego, FGTS e bolsa família.

Wilson Santiago ressaltou ainda que não concorda com as políticas da Caixa, pois não dá retorno ao que é de direito dos lotéricos. “Nós não podemos aqui, no Congresso Nacional, concordar com esta política destrutiva. Os lotéricos precisam ser parceiros da Caixa, para que possam chegar a todos os municípios deste país. Quando se criou o site e as apostas, os lotéricos deveriam também receber a participação dos lucros que a Caixa tinha. Portanto, quero que todos contem comigo e se precisar, vamos aos responsáveis defender a categoria. Todos precisam ser respeitados, pois participaram do crescimento da Caixa Econômica”, enfatizou o deputado Santiago.  

O evento contou com a presença dos empresários lotéricos de várias regiões do país, parlamentares e representantes da Caixa Econômica Federal. 

A Frelot

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Lotéricos está sob a coordenação do deputado do Weliton Prado (Pros-MG) e conta com 207 deputados e seis senadores. O objetivo do grupo é  buscar defender, no Congresso, a valorização das atividades das casas lotéricas. Entre os assuntos que devem ser tratados, estão a renegociação dos valores pagos pelos serviços realizados como correspondentes bancários, a segurança das agências e o custeio de carros-fortes.

Comentários