• 01/09/2021
  • por Resenha Politika

Saúde

70% das mulheres com câncer precisam retirar mama; deputados aprovam projeto que assegura tratamento psicológico

70% das mulheres com câncer precisam retirar mama; deputados aprovam projeto que assegura tratamento psicológico

Levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) mostra que 70% das pacientes diagnosticadas com câncer de mama precisam recorrer à mastectomia para salvar suas vidas. Nesta quarta-feira (1º), os deputados estaduais aprovaram na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto 2.743/21, de autoria do deputado Jutay Meneses (Republicanos), que assegurada às mulheres mastectomizadas assistência psicológica, visando a prevenção e a redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico.
 
De acordo com Jutay, o direito previsto no projeto se aplica a todas as mulheres que comprovarem ter se submetido a cirurgia de mastectomia em unidade pública de saúde, com ou sem esvaziamento axilar. “A assistência psicológica de que trata este projeto de Lei será realizada de acordo com o quadro clínico de cada paciente, cabendo aos profissionais de saúde definir que técnica de intervenção será aplicada, bem como o número de sessões a serem ministradas”, explicou.
 
O parlamentar lembra ainda que o Poder Público poderá regulamentar a lei, inclusive celebrar parcerias ou convênios com os municípios, com o objetivo de ampliar a rede de atendimento psicológico para as mulheres mastectomizadas. “Esse projeto de lei, ao dispor sobre a ação preventiva de sequelas para pacientes mastectomizadas, é certamente meritório, ao assegurar a essas mulheres o retorno mais rápido à vida profissional, garantindo menor custo para o Estado e benefício para os empregadores”, defendeu.
 
Dados – Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estimam 1.120 casos de câncer de mama por ano na Paraíba. No Brasil são 66.280 ocorrências da doença em mulheres. No Brasil, a falta de diagnóstico precoce e a demora no acesso a consultas, exames, biópsia e tratamento tem levado muitas mulheres a detectar tardiamente o câncer de mama.

Comentários