• 19/08/2022
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

Após Datafolha, campanha de Lula avalia que evangélicos são a maior barreira para vitória no 1º turno

Após Datafolha, campanha de Lula avalia que evangélicos são a maior barreira para vitória no 1º turno

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que a última pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (18), mostra que o pagamento do Auxílio Brasil não provocou nenhuma alteração importante no eleitorado.

Para interlocutores de Lula, os números evidenciam que o grande desafio para o ex-presidente liquidar a disputa pelo Palácio do Planalto já no primeiro turno é o eleitorado evangélico.

Bolsonaro tem apostado na "pauta de costumes" – com foco no aborto, descriminalização das drogas e na chamada "ideologia de gênero" – para afastar o eleitorado evangélico da candidatura petista.

"A movimentação de Bolsonaro (que reduziu a diferença para Lula de 18 para 15 pontos) me parece muito mais em função da 'quebra da inércia do governo no último período', desoneração dos combustíveis, energia e telecomunicações, recuo da inflação, ou seja, quem havia se descolado do Bolsonaro, que votou mas passou a desaprovar o governo, com as iniciativas do governo no último período, voltaram para ele", avalia um integrante do núcleo duro da campanha petista.

Comentários