• 14/07/2022
  • por Resenha Politika

Após dez meses, Congresso libera verba para pagar perícias do INSS

Após dez meses, Congresso libera verba para pagar perícias do INSS

Faltando apenas dois meses para completar um ano, finalmente o impasse que envolve o pagamento de perícias médicas onde o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS ) é parte na Justiça, parece estar chegando ao fim. Na terça-feira (12), foi aprovado o projeto de lei do Congresso Nacional (PLN) 13/2022, que libera R$ 312,72 milhões para o Ministério do Trabalho e Previdência pagar essa despesa. O texto, aprovado em turno único, agora vai à sanção presidencial.

A expectativa é de que os pagamentos sejam regularizados e os segurados não precisem arcar com os custos das perícias, conforme vem ocorrendo, segundo o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Inclusive, quem precisou desembolsar o valor do exame vai poder pedir ressarcimento do gasto ao final do processo. Adriane Bramante, presidente do IBDP, alerta: caso o segurado seja derrotado na Justiça, o que não é comum, ele terá que arcar com o custo.

"A demora na conclusão dos procedimentos para liberação da verba referente às perícias judiciais tem trazido significativo prejuízo aos segurados que precisam dela para conclusão do seu processo. A aprovação do projeto de lei pelo Congresso Nacional é uma ótima notícia, pois há inúmeras ações paradas em todo o país aguardando orçamento para as perícias. Estamos perto do fim dessa novela que já dura quase um ano", avalia Adriane.

Comentários