• 25/10/2023
  • por Resenha Politika

Outubro Rosa

Câncer de mama: especialista lista quatro passos para auxiliar a saúde mental durante o tratamento

Câncer de mama: especialista lista quatro passos para auxiliar a saúde mental durante o tratamento

A descoberta de um câncer traz repercussões de diversas ordens. Os desafios impostos pelo diagnóstico envolvem aspectos físicos e emocionais. Nesse sentido, os cuidados com a saúde mental também devem ser priorizados. Nesse contexto, Marcos Sueudy, psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica, explica que o apoio psicológico é fundamental.

Para atravessar o momento com mais equilíbrio e serenidade, o especialista cita quatro passos. “Compartilhar os sentimentos, adaptar-se à nova realidade, não se isolar das pessoas e, quando necessário, procurar ajuda especializada na terapia”, orienta. 

Neste Outubro Rosa, mês de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, Sueudy ressalta que a busca por qualidade de vida e bem-estar podem fazer toda a diferença no tratamento.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), depois da neoplasia de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. A estimativa supera os 73 mil casos em todo o país neste ano. Em 2021, 18.139 mortes foram registradas pela doença. 

Identificando sinais - Dentre os principais sintomas da doença, destacam-se nódulo endurecido no peito — costumeiramente fixo e indolor — alterações no mamilo, saída espontânea de líquido da região, além de pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

A própria mulher pode perceber indícios suspeitos. Além disso, os exames de rotina são necessários para proporcionar um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

Ainda de acordo com o Inca, falar abertamente sobre o assunto e buscar assistência qualificada são fundamentais para elucidar mitos e verdades, ampliar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença.

Comentários