• 18/11/2023
  • por Resenha Politika

Igreja Católica

Dom Francisco de Sales é nomeado pelo Papa para Diocese de Mossoró; clero da Diocese de Cajazeiras irá escolher um administrador

Dom Francisco de Sales é nomeado pelo Papa para Diocese de Mossoró; clero da Diocese de Cajazeiras irá escolher um administrador

O papa Francisco nomeou neste sábado (18) o novo bispo de Diocese de Mossoró no Rio Grande Norte. Trata-se do Dom Francisco de Salles, atual bispo da Diocese de Cajazeiras.

Para nomear o sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o papa acolheu o pedido de renúncia de dom Mariano Manzana, em razão da aposentadoria.

O clero agora irá eleger um sacerdote como administrador diocesano até que o Papa Francisco nomeie um novo bispo para a diocese de Cajazeiras, informou a assessoria de imprensa.

Em junho de 2016, dom Francisco de Sales foi nomeado pelo papa Francisco como bispo de Cajazeiras. E em abril de 2023, foi eleito durante a 60ª AG CNBB, como presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, para o quadriênio de 2023 a 2027. 

Quem é

Dom Francisco de Sales Alencar é pernambucano da cidade de Araripina, nascido em 17 de abril de 1968. Ele construiu a sua vida religiosa a partir da Ordem dos Freis Carmelitas, no dia 24 de janeiro de 1988, e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995.

O religioso completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda/PE, e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.

Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia; Reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco.

Em 2011, assumiu em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

 

Comentários