• 30/11/2022
  • por Resenha Politika

Empregadores têm até esta quarta para pagar 1ª parcela do 13º salário

Empregadores têm até esta quarta para pagar 1ª parcela do 13º salário

Os trabalhadores que ainda não receberam a 1º parcela do 13º salário têm até esta quarta-feira (30) para ter o dinheiro depositado pelos empregadores. Isso porque a legislação estabelece que metade do valor deve ser pago até o dia 30 de novembro, e o restante até 20 de dezembro.

Segundo a Lei 4.090/1962, devem receber a gratificação os trabalhadores domésticos, da iniciativa privada e servidores públicos, inclusive os temporários que tenham contratos formais, nesse caso, o valor é pago proporcionalmente. 

O valor a ser recebido é proporcional ao número de meses trabalhados. Ou seja, para saber quanto você vai receber, basta multiplicar 1/12 do seu salário pelo número de meses com carteira assinada. 

A primeira parcela do décimo terceiro é de 50% do valor do salário bruto, sem descontos. Já a segunda parcela, que deve ser depositada até 20 de dezembro, são deduzidos Imposto de Renda e INSS.

Os descontos do INSS podem ser de 7,5% a 14%, dependendo de sua faixa salarial. O IR, por sua vez, é descontado sobre o salário bruto.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também recebem o 13º, mas, nesse caso, o montante foi antecipado para abril e junho desse ano, portanto, não terão pagamentos extras ao final de 2022.

Até mesmo trabalhadores que tiraram licença médica recebem o benefício integralmente. O que muda, no entanto, é que, se o período parado for de até 15 dias, quem paga é a empresa, já no caso de pausas superiores a duas semanas, quem paga é o INSS.

Se o trabalhador ficar afastado durante todo o ano, o 13°será integralmente pago pelo INSS.

A licença-maternidade também não interfere no pagamento do 13º. 

 

 

Comentários