• 15/02/2024
  • por Resenha Politika

Saúde

Hospital de Patos lança projeto de estímulo ao autocuidado de pacientes oncológicos assistidos pela unidade

Hospital de Patos lança projeto de estímulo ao autocuidado de pacientes oncológicos assistidos pela unidade

O serviço de Psicologia do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Patos, começou, na tarde dessa quarta-feira (14), a implantação de um projeto que busca valorizar o autocuidado em pacientes que estão em tratamento oncológico no Hospital do Bem. No primeiro dia de ação do projeto, cinco pacientes tiveram seus cabelos cortados e barbas feitas, gratuitamente, pelo barbeiro Jarbas Filho que vai, a partir de agora, todos os meses, atender os pacientes com essa iniciativa.

Com diagnóstico de câncer no intestino, o Sr. João Cordeiro da Silva, de Patos, faz tratamento no Hospital do Bem e foi um dos pacientes que se beneficiaram da ação de corte de cabelo e barba. “Foi uma ação boa demais. Estou me sentindo bem leve. Foi bom demais. Gostei muito”, disse ele. Em tratamento por causa de uma neoplasia com lesão invasiva, o Sr. Edinaldo de Araújo, da cidade de Serra Grande, também cortou o cabelo e fez a barba nesta quarta-feira. “Eu estou muito bem, mais leve, solto, me achando mais bonito, com melhor aparência. Foi ótimo. Muito agradecido ao hospital também por isso”, afirmou ele.

A coordenadora do setor de Psicologia do hospital, Clecia Silva, explica que a iniciativa busca estimular o autocuidado e também ampliar a rede de cuidados para o paciente. “A ideia é fortalecer a autoestima, despertar o resgate do autocuidado que muitas vezes é deixado de lado pelo paciente num momento de hospitalização e fazer com que nossos pacientes se sintam ainda mais bem cuidados”, explica ela, complementando que cuidar da aparência também é importante. “Ela é quem chama atenção das pessoas, num primeiro contato, através do olhar!”, reitera a psicóloga.

“É um sentimento de gratidão poder contribuir para aumentar a autoestima destas pessoas que enfrentam um momento delicado na vida e eu, como barbeiro, busco oferecer com meu trabalho uma melhor autoestima ao cliente e no Hospital do Bem, esse propósito é o mesmo, o que muda é que, ao invés de clientes, são pacientes, pessoas que eu posso ajudar com a minha profissão. Essa foi a primeira vez que fiz uma ação desse tipo e isso me impactou bastante. Logo que recebi o convite, não hesitei em aceitar. E depois desta primeira experiência, a importância da ação ficou ainda mais clara para mim e vou continuar”, disse Jarbas, proprietário da Retrô Barbearia.

Comentários