• 04/01/2024
  • por Resenha Politika

Saúde

Hospital Universitário de Cajazeiras totaliza quase 14 mil consultas médicas especializadas em dez meses

Hospital Universitário de Cajazeiras totaliza quase 14 mil consultas médicas especializadas em dez meses

O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG) alcançou bons indicadores de desempenho nos primeiros dez meses de 2023.

Segundo dados divulgados pelo Boletim de Indicadores do HUJB-UFCG/Ebserh, de 01 de janeiro até o dia 31 de outubro de 2023, ocorreram 572 cirurgias, além de 5.589 exames de imagem (ultrassonografia e radiografia), 13.712 consultas médicas em atenção especializada e 67.665 exames laboratoriais no HUJB.

O índice de mortalidade hospitalar e o de infecção hospitalar ficaram em 0% no mês de outubro.

Outras informações também foram divulgadas como: o número de residentes em atividades no hospital (14), capacitações e/ou cursos ofertados para profissionais do hospital e da rede de atenção à saúde (60) e protocolos implantados na atenção à saúde (68). Os dados completos podem ser acessados aqui

O Boletim tem como objetivos: divulgar os indicadores estratégicos do hospital para subsidiar a tomada de decisão de gestores; dar publicidade e transparência para sociedade; monitorar de forma planejada a produção relacionada aos serviços oferecidos pelo hospital; obter uma base de dados relevante para análise e identificar possibilidades de melhorias para agregar qualidade no ensino, pesquisa e assistência ao paciente.

Para ser atendido no HUJB, os pacientes são regulados através da Central de Regulação de Exames e Consultas do município de Cajazeiras ou da Secretaria Municipal de Saúde (outros municípios da macrorregião). Antes disso, o paciente precisa pedir encaminhamento prévio do médico da sua unidade de saúde.

 

 

 

Sobre a Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

Comentários