• 24/09/2022
  • por Resenha Politika

Números

Ipespe/Abrapel: Com 46% dos votos, Lula ultrapassa soma dos demais candidatos

Ipespe/Abrapel: Com 46% dos votos, Lula ultrapassa soma dos demais candidatos

A quarta rodada da pesquisa "Termômetro da Campanha" mostra que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 46% de intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL) tem 38%. A pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), revela que o petista ultrapassou, pela primeira vez, a soma dos demais candidatos (45%).

Quanto aos demais candidatos à presidência, o estudo, feito no período de 21 a 23 de setembro, mostra Ciro Gomes (PDT) em terceiro lugar, com 6%, e Simone Tebet (MDB) em quarto lugar, com 4% das intenções. Felipe D’Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Vera (PSTU), Eymael (DC), Leo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegaram a 0,5% das citações. Padre Kelmon constava na lista, mas não foi citado por nenhum respondente. Dos entrevistados, 5% disseram ter intenção de votar branco ou nulo, e 4% não souberam ou não responderam.

Lula tem mais intenções de voto na Região Nordeste (58%) e Bolsonaro no Sul (47%). A amostra contou com a participação de 1.100 pessoas residentes em todas as regiões do país. A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 3.0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários