• 04/05/2022
  • por Resenha Politika

Líderes rurais da Paraíba discutem desafios do setor durante evento em CG

Líderes rurais da Paraíba discutem desafios do setor durante evento em CG

Lideranças rurais do segmento agropecuário do Estado vão se reunir nesta quinta (5) e sexta-feira (6) em Campina Grande. O encontro é promovido semestralmente pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), será realizado no Hotel Village e contará com cerca de 30 representantes de Sindicatos Rurais dos municípios.
Segundo o diretor-secretário da Faepa, Alberto Atayde, existem dois temas que deverão nortear as discussões: 1) a superação dos problemas proporcionados pela estiagem dos últimos 10 anos e 2) debater formas de combate à criminalidade no meio rural.

“A insegurança no campo está crescendo muito. Os produtores se sentem acuados e obrigados deixar de residir no campo. É através da voz Federação, fortalecida pelos Sindicatos Rurais e produtores, na base, que nós podemos provocar as autoridades a terem mais interesse em nos protege, para que possamos ter segurança em produzir alimento”, afirmou.

Além desses temas, haverá espaço para a definição de linhas de ação para a reorganização de alguns sindicatos. O objetivo é fortalecer as instituições para busca de soluções efetivas para o segmento. “O Sistema é uma cadeia que parte do produtor, passa pelos sindicatos até chegar a Federação e Confederação”, resumiu.

*Serviços para o produtor rural*
A representação da categoria é apenas uma das linhas de ação da Faepa. Através dela, e dos Sindicatos, os agropecuaristas também podem resolver problemas como: regularização junto ao Incra, Cadastro ambiental rural, regularização junto à Receita Federal, solução de problemas relacionados a eletrificação rural, entre outros.

*Atendimento técnico ao produtor*
Em programação paralela, os profissionais que atuam no programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural também estarão reunidos, pela primeira vez, após o período mais intenso de pandemia. Durante a quinta-feira (6), os técnicos de campo, supervisores e equipe de gestora do Senar vão debater as melhores formas de atendimento aos produtores rurais paraibanos.

A ATeG consiste em visitas mensais, realizadas por um técnico (zootécnica, agrônomo, veterinário, por exemplo) a produtores rurais com orientações sobre o manejo da produção e também sobre aspectos gerenciais do negócio rural. O atendimento é gratuito e deverá beneficiar em torno de 2.600 agropecuarista este ano.

“Nosso objetivo é alinhar as atividades e compromissos relacionados ao Programa Agronordeste, inciativa do Ministério da Agricultura e parceiros como o Senar, como também as novas perspectivas diante do Agronordeste II.  O foco do nosso encontro será fortalecer as atividades realizadas junto aos produtores atendidos, assim como aprimorar a qualidade desse trabalho”, explicou a gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Andrea Souza.

Comentários