• 29/09/2023
  • por Resenha Politika

Justiça

Ministro do STJ manda soltar João Lopes de Sousa Neto, preso durante a operação Festa no Terreiro

Ministro do STJ manda soltar João Lopes de Sousa Neto, preso durante a operação Festa no Terreiro

O ministro João Batista Moreira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou, na noite desta quinta-feira (28), a soltura de João Lopes de Sousa Neto, preso no mês passado juntamente ao prefeito afastado de São Mamede, Umberto Jefferson, durante a operação Festa no Terreiro. A informação foi publicada no Blog do Wallison Bezerra. 

Na decisão, o ministro determinou que fosse “a revogada a prisão cautelar de João Lopes, mantidas as demais medidas alternativas que lhe foram impostas e ressalvada a possibilidade do Tribunal de Justiça da Paraíba”.

A segunda fase da operação "Festa no Terreiro", foi realizada no dia 15 de agosto. A ação foi feita para  combater o direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro no município.

Entre os casos de fraude investigados, está a ação do prefeito, junto com João Lopes,  em um aditivo de um processo licitatório, no qual o valor inicial estava fixado em R$ 8,35 milhões e, subiu, posteriormente, para R$ 10,10 milhões, nove meses após a assinatura do contrato. A PF julga este movimento como ‘típico de atividades sistemáticas de desvio de verbas públicas’. 

 

Comentários