• 19/07/2023
  • por Resenha Politika

MP recomenda medidas para garantir segurança no evento de aniversário de Pombal

MP recomenda medidas para garantir segurança no evento de aniversário de Pombal

A Promotoria de Justiça de Pombal expediu recomendação com medidas para disciplinar a festa de aniversário do Município de Pombal, que será realizada entre 21 e 27 de julho, com o objetivo de garantir a segurança do evento. A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça Rebecca Braz Vieira de Melo.

Foi recomendado que a Prefeitura de Pombal garanta que a festa se desenvolva rigorosamente da forma prevista no projeto do evento, não podendo, sob nenhuma   hipótese, ultrapassar o horário preestabelecido. Além disso, deve haver número razoável   de brigadistas, conforme orientação do Batalhão de Bombeiros Militar local.

A prefeitura deve ainda assegurar espaço com estrutura adequada, nas proximidades do evento, para servir como  posto de comando e ponto de apoio à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, bem como espaço adequado para instalação da Delegacia Móvel, disponibilizando, inclusive, acesso à internet que permita o funcionamento adequado do serviço.

Outros medidas recomendadas para a prefeitura incluem a disponibilização de espaço adequado para socorro médico preambular e atendimento de casos simples com equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem; a disponibilização de banheiros químicos e de espaços acessíveis a pessoas com deficiência; a proibição da entrada e a comercialização de produtos em recipientes de vidro no local; e a realização da limpeza urbana dos espaços públicos do evento durante e após as festividades.

 

Medidas recomendadas às polícias e bombeiros

A Promotoria de Pombal também recomendou ao comandante da 3ª CIA do 14º Batalhão da Polícia Militar que mantenhas o efetivo em número suficiente para garantir a segurança pública e que intensifique o policiamento ostensivo e as ações preventivas (orientativas) e  repressivas e auxilie a prefeitura na dispersão do público ao final dos dias do evento. Já ao delegado de Pombal foi recomendado que mantenha o atendimento e lavratura célere dos procedimentos policiais necessários em regime de plantão.

Também foi recomendado que a Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Patos intensifique  as operações de lei seca e de prevenção/repressão de outras infrações administrativas e penais de trânsito nas rodovias federais que atravessam ou são adjacentes a Pombal.

Comentários