• 23/05/2023
  • por Resenha Politika

Novo censo será realizado para recalcular recursos do piso da enfermagem, diz secretário de Saúde da PB

Novo censo será realizado para recalcular recursos do piso da enfermagem, diz secretário de Saúde da PB

O Estado e os municípios da Paraíba poderão receber um repasse maior do Governo Federal para contemplar o piso dos enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem e parteiras. Para conseguir uma verba maior, a Secretaria de Estado da Saúde deve encaminhar ao Ministério da Saúde um censo paraibano atualizado. Foi o que ficou acertado durante reunião nesta terça-feira (23), em Brasília, entre o secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, e autoridades do Ministério da Saúde.

Ao Programa Hora H, da Rede Mais Rádio, Jhony revelou que o os cálculos atuais foram feitos em cima de uma base antiga, de 2021. Ele apontou que há uma defasagem nos dados, pois na época a Paraíba tinha cerca de cinco mil profissionais da área. Hoje, a quantidade é superior a sete mil.

“O Ministério da Saúde vai rever essa memória de cálculo junto ao Estado da Paraíba e também aos demais municípios. Estaremos apresentando um censo atualizado nos próximos dias, para que o Ministério da Saúde possa rever essa memória de cálculo e, de forma mais concreta e correta, redistribuir esses recursos”, revelou o secretário. 

Mais PB

Comentários