• 19/10/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Opera Paraíba realiza mais 550 cirurgias de catarata em Cajazeiras

Opera Paraíba realiza mais 550 cirurgias de catarata em Cajazeiras

O Programa Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado com o objetivo de ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas, deu início esta semana, na cidade de Cajazeiras, a mais um mutirão de cirurgias de catarata. Até este domingo (22), estão previstos 550 procedimentos, no Hospital Regional de Cajazeiras, unidade da rede estadual.

As intervenções tiveram início na última segunda-feira (16), com cerca de 50 procedimentos por dia até esta sexta-feira (20). No sábado e domingo (21 e 22) serão 150 por dia. De acordo com a diretora do hospital, Jacylene Eduardo, a iniciativa contempla a população da cidade e mais 15 municípios da 9ª Região de Saúde.

“Aqui na região, a demanda é muito alta para esse tipo de procedimento, são pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ter acesso ao tratamento do problema e, se não fosse o Opera Paraíba, certamente iriam continuar com dificuldade para trabalhar e fazer as coisas simples do cotidiano. Então é sempre muito bom receber o programa aqui na nossa unidade e proporcionar bem-estar a essas pessoas”, destacou.

O aposentado Normando Ferreira, de 69 anos, morador da cidade de Cachoeira dos Índios, operou o olho esquerdo, nesta quinta-feira (19). Ele conta que sentia dificuldade em realizar pequenas tarefas diárias.

“Faz mais ou menos três anos que eu comecei a ver as coisas um pouco embaçado. Não deixei de fazer minhas coisas, mas vinha fazendo com dificuldade. Depois que eu fizer a cirurgia vai ser dez, porque a visão da gente é muito importante, né?”, ressaltou.

A dona de casa Vanderlúcia Soares, de 53 anos, também foi uma das beneficiadas no mutirão do Programa Opera Paraíba. “Isso é uma benção que está acontecendo aqui no Sertão. Por conta da catarata eu já não consigo mais fazer meu crochê, que é meu ganha pão, não vejo o rosto das pessoas direito. E com a cirurgia, se Deus quiser, vai melhorar”, contou.

Esse é o terceiro mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Regional de Cajazeiras em 2023. Os outros dois, realizados em junho e setembro, somam mais de 500 intervenções. Este ano, o Programa Opera Paraíba já realizou mais de 6.200 cirurgias de catarata.

Comentários