• 20/08/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Paraíba aplica mais de 93 mil doses no Dia D da campanha de Poliomielite e Multivacinação

Paraíba aplica mais de 93 mil doses no Dia D da campanha de Poliomielite e Multivacinação

Um dia inteiro dedicado à atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes. Neste sábado (20), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu o Dia D de multivacinação, para os menores de 15 anos, e contra a poliomielite, para os menores de 5 anos. O intuito foi ampliar as coberturas vacinais do estado, proporcionando a redução das doenças imunopreviníveis (que podem ser evitadas com vacina). Ao todo, foram 93.585 doses aplicadas entre vacina de pólio, do calendário básico e da Covid-19. 

De acordo com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, o objetivo maior da mobilização do Dia D é fazer com que pais e/ou responsáveis de crianças e adolescentes menores de 15 anos se dirijam a uma das mil salas de vacinação espalhadas nos 223 municípios para aumentar as coberturas das vacinas de rotina e do reforço contra a poliomielite. Ela reforça que são mais de 19 imunizantes disponíveis e essa força tarefa faz parte da campanha Paraíba Vacina Mais, que visa manter as coberturas vacinais dentro dos parâmetros desejáveis para que não tenha susceptíveis e retorno de doenças.

“A campanha da pólio é indiscriminada. O público estimado é de 280 mil crianças e a Paraíba precisa alcançar pelo menos 95% de cobertura, ou seja, chegar ao número de 230 mil crianças. Nossa meta hoje é chegar a 100 mil registros, lembrando que a campanha contra a poliomielite vai até o dia 09 de setembro. As demais vacinas ofertadas hoje fazem parte da rotina da criança e do adolescente menor de 15 anos”, pontuou.

Aproveitando a mobilização do Dia D, a dona de casa Edna Dantas passou no posto de saúde só para dar a vacina de pólio para o seu filho, Ícaro, de 04 anos. Ela mostra a caderneta de vacinação em dia e reforça a importância de levar a criança para essa imunização de rotina, para evitar doenças e internações. “Todo mês eu trago meu filho, vacino quando precisa e faço exame de rotina”, reforçou. 

Já a professora Mariana Gabriele escolheu este sábado para atualizar as vacinas que não estavam em dia. “A ação ajuda a quem trabalha durante a semana e não tem como trazer o filho nesses dias. Hoje estou aqui para colocar as vacinas de rotina da minha filha em dia e proteger ela”, comentou. 

No dia de hoje, foram registradas 36.658 doses da vacina da Poliomielite (VOP/VIP), 43.077 do calendário básico e 13.850 da Covid-19. Os municípios que vacinaram contra a pólio foram: Bayeux (884), Sousa (1.090), Patos (1.633), Campina Grande (1.633) e João Pessoa (2.582). 

A abertura oficial ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Mário Andreazza 2 e 3, em Bayeux. A mobilização do Dia D aconteceu nos 223 municípios paraibanos, durante todo o dia deste sábado.

 

Comentários