• 25/09/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Problemas bucais podem ter relação com a saúde mental; saiba como identificar e cuidar

Problemas bucais podem ter relação com a saúde mental; saiba como identificar e cuidar
 

Um dos sintomas da depressão pode ser o descuido consigo mesmo. Tarefas como tomar banho, se alimentar corretamente e escovar os dentes podem ser deixadas de lado, ou feitas com dificuldade. Nesse contexto, caso a saúde bucal seja ignorada poderá desencadear sintomas que vão interferir ainda mais na qualidade de vida.


A explicação é da dentista do Sistema Hapvida NotreDame Intermédica, Giovana Maia, que detalha como uma depressão e transtornos mentais costumam afetar um paciente odontológico. “Pode iniciar o aparecimento de cáries, gengivites, periodontites, o que pode levar a até mesmo uma perda dentária”, lista.


Ainda conforme a especialista, é comum que pessoas que estejam enfrentando dificuldades com a saúde mental adiem consultas e deixem de marcá-las, mesmo quando há necessidade, o que pode causar uma piora do estado da estrutura bucal como um todo. Quando finalmente conseguem ir, é papel do dentista atentar a esses sinais e orientar na busca de uma ajuda profissional.


“Muitas vezes o paciente só escova os dentes na hora da consulta. O dentista consegue enxergar os efeitos da falta de cuidado bucal e cabe a ele conversar, entender a história de vida, escutar o que motivou o esquecimento do hábito diário da escovação, e orientar pela ajuda profissional, como de psicólogo ou psiquiatra”, narra a dentista.


Em alguns casos, pode acontecer o inverso: a saúde mental pode ser afetada devido ao estado da saúde bucal. Situações em que a pessoa perde os dentes, não consegue falar ou sorrir, também precisam de uma intervenção, que pode melhorar consideravelmente seu bem-estar.


“Às vezes a pessoa fica deprimida por não conseguir sorrir, fica com vergonha de falar devido ao estado da estrutura bucal. Nesses casos, o dentista atua diretamente para trazer essa confiança de volta, renovando o sorriso, colocando uma prótese e fazendo os procedimentos necessários. Essas circunstâncias também merecem uma atenção especial”, revelou Giovana Maia.

Comentários