• 16/01/2024
  • por Resenha Politika

Janeiro Branco

Recomeço: dificuldade em deixar passado para trás pode atrapalhar ano novo

Recomeço: dificuldade em deixar passado para trás pode atrapalhar ano novo

O ano é novo, mas nem sempre os problemas ficam para trás. Lembranças de situações difíceis e até traumáticas costumam persistir e podem comprometer o período que deveria ser de recomeço. Neste Janeiro Branco, mês de cuidado com a saúde mental, a psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, Michelle Costa, ressalta que planejar as metas em curto, médio e longo prazo podem ajudar a se desvencilhar do passado e seguir em frente.

“Quando somos ‘assombrados’ por experiências ruins, que venham a nos sabotar,  o ideal é que tentemos afastar esses pensamentos focando no que realmente desejamos. Recomenda-se focar no presente e planejar como evoluir dia após dia”, avalia.

Viver preso ao que já passou pode trazer consequências para a saúde mental, afetar a produtividade e impactar as resoluções do ano que chegou. “É comum a sensação de insegurança, falta de prazer, frustração e ansiedade. A pessoa acaba carregando a impressão de que é incapaz ou que tudo o que deseja dará errado”, pontua.

Esquecer uma memória que nos marcou positiva ou negativamente não é tarefa fácil e nem comum de acontecer. Por isso, a especialista orienta que essas lembranças sejam ressignificadas e se tornem referências de aprendizado. Em caso de um erro, pode-se criar uma estratégia para não repeti-lo e usá-la como incentivo para conquistar o que se deseja de fato.

Buscar auxílio de um profissional qualificado pode ser um diferencial importante para a obtenção do equilíbrio e do bem-estar.

Metas - Pesquisas sugerem que criar metas reais e possíveis aumentam as chances de serem cumpridas. Planejamentos que envolvam rotina, mudança de hábitos e hobbies costumam ser aderidos com mais facilidade ao estilo de vida.
 

Comentários