• 17/10/2022
  • por Resenha Politika

2º Turno

TSE proíbe campanha de Lula de ligar Bolsonaro a rachadinhas e aborto

TSE proíbe campanha de Lula de ligar Bolsonaro a rachadinhas e aborto

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) Maria Claudia Bucchianeri determinou, nesta segunda-feira (17), que a  campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) suspendesse duas propagandas que relacionam o  presidente Jair Bolsonaro (PL) à defesa do  aborto e à prática de 'rachadinhas'.

A propaganda televisionada, de acordo com a campanha do atual mandatário, afeta a imagem do candidato do PL por imputar práticas criminosas, como rachadinha, e ligação com armas, assassinos de aluguel e tráfico de drogas a ele e à família dele.

A peça mostra entrevistas antigas de Bolsonaro em que ele aparece dizendo que quer "todo mundo armado" no país, além das denúncias feitas pelo portal  UOL que sugerem que a família Bolsonaro teria adquirido 51 imóveis com evidências de pagamentos efetuados com 'dinheiro vivo' .

Segundo a ministra, as afirmações que falam que o mandatário e a família tem ligação com “assassinos de aluguel”, “milicianos” e “bandidos” é dissociada de “qualquer lastro fático”.

"Ora bem, a imputação de que o candidato e sua família são ligados a 'assassinos de aluguel', 'milicianos', 'bandidos' é dissociada de qualquer lastro fático que permita a construção da respectiva narrativa, já que inexistem acusações formais nesse sentido, elemento que, no recente julgamento plenário da Rp 0601372-57, foi tido como necessário para a viabilidade de acusações como essa", diz o texto.

Em outra decisão de hoje, a ministra também determinou a suspensão da veiculação de uma campanha de Lula que diz que Bolsonaro seria capaz de abortar o filho, que promoveu mudanças no regramento sobre armas, que ajudou a armar “a milícia e o tráfico” e praticou corrupção.

IG

 

Comentários