• 21/11/2023
  • por Resenha Politika

Wilson Santiago cobra soluções para extração de Caulim na Paraíba em audiência na Agência Nacional de Mineração

Wilson Santiago cobra soluções para extração de Caulim na Paraíba em audiência na Agência Nacional de Mineração

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos), participou na tarde desta terça-feira (21), na sede da Agência Nacional de Mineração (ANM), em Brasília-DF, de uma audiência com a diretoria colegiada do órgão para tratar sobre a situação da extração e beneficiamento de caulim na Paraíba e cobrar a legalização da atividade. 

O deputado esteve acompanhado de prefeitos paraibanos e do Rio Grande do Norte, entre eles o prefeito de Junco do Seridó, Paulo Fragoso, e o prefeito de Assunção, Vogel Oliveira.

A extração do Caulim é uma atividade crucial na Paraíba, que gera empregos diretos e indiretos e contribui para o desenvolvimento econômico e social local. O intuito da audiência junto à Agência Nacional de Mineração foi discutir a regularização e organização da atividade na região que abrange os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, além de buscar investimentos para o setor. 

O deputado Wilson Santiago ressalta que a demanda para a discussão dessa questão existe há anos e é urgente encontrar uma solução para a exploração e utilização do Caulim, pois é de suma importância para a economia da região. "O Caulim tem uma grande importância econômica e representa fonte de renda para muitas famílias que precisam continuar trabalhando. Apesar de ser uma atividade antiga, a extração do mineral muitas vezes acarreta em impactos ambientais e outras situações. Estamos aqui, juntos, para cobrar e encontrar uma solução plausível que possa solucionar a questão do caulim na Paraíba e garantir os empregos para muitas famílias”, ressaltou. 

O diretor da ANM, Tasso Mendonça Júnior, afirmou que a situação do Caulim é uma preocupação do órgão. "Vamos aguardar as demais informações sobre os impactos sociais e concluir um estudo para a formulação de uma nova resolução sobre a extração do Caulim, para darmos prosseguimento”, ressaltou Tasso Mendonça.

A reunião contou com a presença do diretor da ANM, Tasso Mendonça Júnior; diretor da ANM, Guilherme Santana; do superintendente da ANM , José Antônio Alves dos Santos; senador Efraim Filho; deputado estadual Branco Mendes; advogado do setor mineral, Cicero Pedro da Silva; prefeito de Tenório, Manoel Vasconcelos; prefeito de Junco do Seridó, Dr. Paulo Fragoso e o vice-prefeito Rawlisson Meneses; prefeito de Assunção, Vogel Oliveira e o vice-prefeito Wagner Felipe; prefeito de Equador/RN, Cletson Rivaldo de Oliveira e o prefeito de Salgadinho, Marco Antônio Alves.

Mineral 

Caulim é uma rocha formada por uma série de substâncias minerais, entre elas titânio, e pode ser usado no preparo de papel e de cerâmica e na fabricação de itens variados como materiais refratários, plásticos, borrachas, tintas, adesivos, cimentos, inseticidas, pesticidas, produtos alimentares e farmacêuticos, catalisadores, absorventes, fertilizantes, gesso, cosméticos, produtos químicos, detergentes e abrasivos.

Comentários