• 09/08/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Acidentes de motos e bicicletas aumentam demanda de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Patos

Acidentes de motos e bicicletas aumentam demanda de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Patos

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, tem registrado uma alta na demanda de cirurgias ortopédicas neste início do mês de agosto. Um levantamento feito pela unidade aponta que nos primeiros seis dias foram realizados 37 procedimentos na área e que a maioria deles foi de pacientes vítimas de quedas de motos e de bicicleta. Idosos que se traumatizaram com quedas de nível e de própria altura também figuram como maior demanda.


De acordo com o diretor técnico da unidade, Pedro Augusto, há uma alta demanda nos últimos dias e tem havido uma procura maior por usuários no hospital, principalmente, na parte de ortopedia. Ele explica que o relatório do bloco cirúrgico da unidade mostra que no dia 1º de agosto foram realizadas oito cirurgias ortopédicas. No dia 2, foram mais cinco procedimentos, no dia 3, outros seis, no dia 4, nove cirurgias ortopédicas foram realizadas, no dia 5 foram mais três procedimentos e no domingo (6), foram feitas mais seis cirurgias ortopédicas.

“Cerca de 30 a 40% de nossa atual demanda na urgência e emergência são de pacientes ortopédicos que, normalmente, ficam em tratamento na unidade por dias, uma vez que boa parte deles precisam de cirurgias”, afirma o médico, Pedro Augusto. Ainda segundo o diretor técnico, essa demanda é mais expressiva nos finais de semana, onde há um aumento significativo das ocorrências, principalmente, de acidentes.

O Hospital Regional de Patos atende demandas de alta e média complexidade reguladas pelos municípios da região e também de forma espontânea à população que precisa ser acolhida no servido de urgência. Além da ortopedia, o hospital é referência para o serviço cardiológico de alta complexidade, com o serviço de hemodinâmica, atendendo a pacientes com síndrome coronariana, o que de acordo com o diretor técnico contribui para um aumento na demanda geral de atendimentos na unidade de saúde.

“Esse paciente que está com dor no peito, que vem de um município, por vezes por via própria, também aumenta nosso fluxo”, salienta. Neste período específico há ainda um grande aumento de casos de síndromes gripais, principalmente de idosos com quadros de pneumonia, doenças respiratórias, fazendo com que a assistência ao paciente seja prolongada.

 

Comentários