• 16/08/2023
  • por Resenha Politika

Legislativo

Assembleia aprova prioridade para mães de crianças autistas em unidades de saúde da Paraíba

Assembleia aprova prioridade para mães de crianças autistas em unidades de saúde da Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na sessão desta terça-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 23/2023, do deputado Michel Henrique, que dispõe sobre o atendimento psicossocial prioritário na rede estadual de saúde às mães que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com Transtorno do Espectro Autista.

O projeto especifica que hospitais públicos e particulares, clinicas, CAPs, postos de saúde e credenciados a Rede Estadual de Saúde, devem disponibilizar o atendimento psicossocial às mães de autistas. O deputado Michel Henrique ressalta que um estudo realizado com mães de filhos com TAC mostrou diversos casos de grave prejuízo na vida social e na carreira profissional, tendo suas rotinas definidas exclusivamente pelas necessidades e demandas de cuidados com o filho autista.

“Já é amplamente conhecido o impacto físico e mental que sofre uma pessoa que tem a responsabilidade de cuidar em tempo integral de um familiar, principalmente no caso deste ser um filho com condições crônicas severamente incapacitantes. Essas mães necessitam de apoio psicológico para conseguirem suportar este cotidiano extremamente desgastante, lidar com uma sociedade excludente e perceber a importância de também cuidarem da própria saúde – argumentou o deputado.

TERRA DO CARANGUEJO

Os parlamentares aprovaram, ainda, o Projeto de Lei 325/2023, de autoria do deputado Felipe Leitão, que reconhece Bayeux como a Terra do Caranguejo. Localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, Bayeux tem a sua história interligada aos manguezais, sendo a extração dos caranguejos uma parcela significativa da economia do município.

RAINHA DO VALE

A Casa aprovou também o Projeto de Lei 425/2023, oficializando o reconhecimento da cidade de Mamanguape como “Rainha do Vale”. A proposta, de autoria da deputada Danielle do Vale, leva em consideração a localização estratégica no município na Zona da Mata Paraibana, que o tornou referência política e econômica no Estado. A finalidade é reforçar as ações de incentivo ao turismo na cidade e nos municípios do entorno (Baía da Traição, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Marcação, Mataraca e Pedro Régis).

POSSE DEPUTADO ALEXANDRE DE ZEZÉ

Ainda durante sessão ordinária desta terça-feira a ALPB empossou o suplente de deputado Alexandre de Zezé (Republicanos), na titularidade do mandato, em virtude de pedido de licença de 121 dias do deputado Jutay Meneses.

Alexandre de Zezé é filho do atual prefeito de Santa Luzia, Zezé. Nas últimas eleições de 2022, Alexandre obteve 18.582 votos e estava atuando como Assessor de Superintendente, na 13ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“Hoje eu chego com um sentimento de buscar uma renovação na minha região, de Santa Luzia, no Vale do Sabugi, já que hoje está num boom desse mundo das energias renováveis. Então, uma das bandeiras que eu quero levantar é essa da inovação, não só das energias, mas a inovação de toda a Paraíba, para que o Estado possa crescer ainda mais ao nível do Brasil”, ressaltou Alexandre.

 

Comentários