• 14/04/2023
  • por Resenha Politika

Dia do Café: bebida beneficia sistema nervoso, reduz fadiga e aumenta bom humor

Dia do Café: bebida beneficia sistema nervoso, reduz fadiga e aumenta bom humor

Seja para despertar, para acompanhar uma sobremesa ou embalar uma reunião, o café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e faz sucesso justamente pela sua versatilidade e sabor marcante. Celebrado mundialmente nesta sexta-feira (14), o café vai além do bom gosto: ele traz benefícios para o sistema nervoso central, reduz fadiga, melhora o humor e alguns estudos sugerem ainda a redução da hipertensão arterial.

É o que explica a nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Sonalle Carolina. Ela ressalta que a bebida traz inúmeros benefícios para a saúde, e por isso costuma também ser muito utilizada por desportistas, já que é um recurso ergogênico e traz resultados para o desempenho na prática de atividades físicas.

E apesar de ser o composto mais conhecido, a cafeína só está presente em 1 a 2,5% do grão, sendo o restante uma série de substâncias igualmente positivas para o organismo. “O café é rico em antioxidantes, ácidos clorogênicos, vitaminas do complexo B, vitamina PP e vários minerais, que vão estar presentes conforme a torrefação”, detalha.

O ‘estado de alerta’ causado também faz do café a principal opção para iniciar o dia e para quem precisa de ânimo para desempenhar alguma função. “O ideal é consumi-lo como pré-treino, ou em horários em que a pessoa precise estar mais alerta”, aconselha a nutricionista, que não orienta o uso à noite, principalmente por quem tem maior sensibilidade e pode ter o sono afetado.

Mesmo com tantas vantagens, seu consumo também deve ser alvo de alerta em alguns casos, como pessoas com quadro de gastrite ou enxaqueca. Nessas situações, Sonalle Carolina aponta que a quantidade precisa ser avaliada, sendo o café com leite ou descafeinado uma opção para não abrir mão do líquido.  As gestantes também devem evitar o consumo em excesso - o ideal seria tomar, no máximo, 60 mg por dia. “O que daria uma xícara pequena de café expresso ou uma xícara grande de café coado”, pontuou a nutricionista do Hapvida Notre Dame Intermédica.

Substitutos - Quem não pode tomar café ou não gosta do sabor pode contar com algumas opções, que possuem cafeína e proporcionam os mesmos benefícios. É o caso do guaraná em pó, que tem três vezes mais cafeína que o próprio café; os chás escuros, como chá preto e chá mate e o cacau em pó puro, que também dispõe da substância.

História - Acredita-se que a origem da bebida seja do século IX, na Etiópia, quando um pastor percebeu que suas cabras ficavam mais animadas após consumir as folhas e frutos de uma determinada planta.   No Brasil, ele chegou em 1727, sendo por um período a maior fonte de riqueza do país.

Depois de séculos, essa continua sendo uma das principais bebidas em todo o mundo e conta com diversas variações, como o expresso, cappuccino, mocha, café gelado, café com leite, dentre outros. O café também se tornou ingrediente para diversas receitas, como sobremesas e pratos salgados.

Comentários