• 31/07/2023
  • por Resenha Politika

Mundo Animal

Dia do vira-lata: cães e gatos sem raça definida são os queridinhos dos brasileiros; saiba curiosidades sobre eles

Dia do vira-lata: cães e gatos sem raça definida são os queridinhos dos brasileiros; saiba curiosidades sobre eles

Com tamanhos, pesos e cores variados, os vira-latas são os queridinhos dos brasileiros. O PetCenso 2021 revelou que os cães sem raça definida lideram a preferência dos brasileiros com 40% de favoritismo, seguido por shih-tzu (12%), yorkshire terrier (5%) e poodles e spitz alemães (4%). Já entre os gatos, a liderança é quase que absoluta: 98% preferem os mestiços, seguido do azul russo (0,4%), gato-de-bengala (0,3%) e siamês (0,2%).

No Dia do Vira-Lata (31 de julho), o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) destaca a importância da adoção e do não abandono de animais. “Nós apoiamos e incentivamos a adoção de animais. Ela, aliada a uma política de controle populacional, também é uma forma de reduzir o número de animais das ruas, colaborando para combater maus-tratos e a proliferação de doenças para animais e humanos”, disse o médico-veterinário José Cecílio, presidente do CRMV paraibano. 

José Cecílio lembra que antes de adotar um pet é preciso avaliar bem aspectos como disponibilidade de tempo, questão financeira, espaço em casa, entre outros. “Um animal é uma responsabilidade pelo resto da vida dele. É preciso levar em consideração que ele precisa de cuidados, alimentação adequada, atendimento veterinário, entre outros”, destacou.

O veterinário destaca que os vira-latas têm algumas características que os tornam queridinhos das famílias brasileiras. Eles adoecem menos, devido à mistura de raças, geralmente os cachorros acabam não herdando doenças hereditárias comuns das raças de seus pais; são inteligentes e têm grande capacidade de aprendizado, além de se adaptar ao ambiente onde vivem e gostar de crianças. “Geralmente, esses animais sem raça definida são carinhosos, brincalhões e parceiros e vivem em harmonia com crianças, outros pets e pessoas idosas”, afirmou.

Em relação ao tempo de vida, a expectativa de vida de um vira-lata é de aproximadamente 16 anos. “Isso vai depender dos cuidados veterinários ao longo da vida, vacinação, vermifugação, da qualidade da alimentação, de uma boa higiene, da prática de exercícios físicos, entre outros fatores”, esclarece. 

Onde surgiu o nome vira-lata? Acredita-se que o termo vira-lata tenha surgido do fato de que muitos deles viverem nas ruas e pela luta para sobreviver era comum vê-los revirando latas ou sacos de lixo para encontrar alimento.

Vira-lata Caramelo – No Brasil o vira-lata caramelo se tornou uma celebridade. Projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados quer reconhecer a expressão "vira-lata caramelo" como manifestação cultural imaterial do Brasil. O texto homenageia o animal destacando que é "um dos cachorros mais populares e amados" do país e exalta a mistura de raças que "mostra que a diversidade é uma das nossas maiores riquezas".

 Assessoria 

Comentários