• 06/05/2023
  • por Resenha Politika

Dra. Paula prestigia lançamento do livro de Fransales Cartaxo sobre história de Cajazeiras

Dra. Paula prestigia lançamento do livro de Fransales Cartaxo sobre história de Cajazeiras

 

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) prestigiou nesta sexta-feira (5) o lançamento do livro do presidente da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) e historiador com vários títulos publicados, Francisco Sales Cartaxo Rolim, intitulado de “Morticínio eleitoral em Cajazeiras e outros escritos”. A publicação tem como tema central um episódio acontecido no Sertão paraibano na luta pelo poder na época do Império.

“Fomos prestigiar o lançamento de mais uma obra importante do amigo cajazeirense Cartaxo Rolim. Um livro que conta um pouco da história do nosso Sertão e que trará muitos benefícios educacionais para nossa gente. É sempre uma honra participar de momentos tão importantes para a nossa literatura e sobretudo, para educação da Paraíba”, destacou Doutora Paula.

O livro lançado na Livraria do Luiz do Mag Shopping, em João Pessoa, está dividido em quatro partes, segundo o autor. Nos quinze artigos da Parte I – Formação histórica de Cajazeiras – encontram-se pistas fundamentais para a compreensão exata da profunda marca da educação nas origens da cidade.

A Parte II destaca sangrenta disputa político-partidária, ocorrida em 1872, em dia de eleição, conhecida como o morticínio eleitoral em Cajazeiras, que resultou na morte de seis pessoas, ferimento em outras tantas. E instalou medo e pavor no seio das famílias cajazeirenses. Nas Partes III e IV, o autor transporta o leitor para mais perto de nosso tempo, por meio de quatro ensaios.

Blog André Gomes 

 

Comentários