• 08/01/2023
  • por Resenha Politika

Futebol

Em excursão no ano de 1985, Dinamite marcou um hat-trick e comandou amistoso contra o Atlético em Cajazeiras

Em excursão no ano de 1985, Dinamite marcou um hat-trick e comandou amistoso contra o Atlético em Cajazeiras

Roberto Dinamite morreu neste domingo, aos 68 anos, ao perder a luta contra um tumor no intestino no Rio de Janeiro. O atleta que jogou também na Seleção Brasileira era um dos mais famosos e marcou época com passagens pelos campos nordestinos.

O ano era 1985, e o Vasco, então liderado pelo meia-atacante Roberto Dinamite, saiu em excursão pelo Nordeste e um dos 15 amistosos ocorreu na cidade de Cajazeiras, no recém inaugurado Estádio Wilsão, que depois passou a ser chamado Estádio Perpetão.

O Vasco atropelou por 5 a 1, com três gols do seu principal craque, 'um hat trick ' de Dinamite. Silvinho e Mauricinho marcaram os outros dois gols. O gol do Trovão Azul do Sertão foi marcado pelo jovem Caçote. 

O termo hat trick se refere a quando um jogador marca três gols em uma partida .

O público lotou estádio e vários registros foram feitos através de fotografia. Imagens de vídeo não existem.

“O Vasco estava fazendo turnê pelo Sertão do Nordeste. O jogo movimentou imensamente a cidade. A nossa região tem um grande número de torcedores do Vasco. Os ingressos foram vendidos antecipadamente em várias cidades. Houve uma superlotação. A cidade viveu momentos de muita alegria”, recordou o historiador, comentarista esportivo e professor aposentado, Reudesman Lopes.

O goleiro do time cajazeirense era o hoje empresário Antônio Brasileiro, que em conversa com o Resenha Politika, fez relatos sobre a partida.

“Tínhamos um ótimo time, formado basicamente de atletas da cidade. Tentamos, mas a preparação física e qualidade técnica dos vascaínos eram absurdas. Em certo momento, após o elástico placar, eles começaram a cadenciar o jogo. Se fossem pra cima tomaríamos mais gols. Foi um jogo festivo, mas inesquecível. Lembro que Dinamite chutava muito forte, tinha uma habilidade incrível e ditava o ritmo. Um dia incrível para Cajazeiras e para nós jogadores da terra”, disse.

FICHA TÉCNICA
Amistoso interestadual
ATLÉTICO-PB 1 x 5 VASCO DA GAMA

Data: 05/05/1985
Local: Perpetão
Horário: 16h
Árbitro: Rui Edvan
Gols: Roberto Dinamite 8/1º, Silvinho 19/1º, Roberto Dinamite 37/1º, Mauricinho 39/1º, Caçote 25/2º e Roberto Dinamite 40/2º.

 

ATLÉTICO-PB: Brasileirinho, França, Vanvan, Nilsinho, Jorge; Edinho (Coronel), Darlan, Beré, Caçote; Toinho (Marcelo Moraes) e Edílson. Técnico: Mozar.
 

VASCO DA GAMA: Acácio, Mílton Mendes, Donato, Nenê, Aírton, Gilberto, Cláudio Adão (Rômulo), Cláudio José, Mauricinho; Roberto Dinamite e Silvinho. Técnico: Eduardo Antunes Coimbra.

Comentários