• 08/12/2022
  • por Resenha Politika

Previdência

INSS divulga calendário de pagamentos de 2023; confira

INSS divulga calendário de pagamentos de 2023; confira

O  INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário anual de pagamentos de 2023 para os segurados que recebem aposentadoria e benefícios como auxílio-doença ou BPC (Benefício de Prestação Continuada). Ao todo, são 37 milhões de pessoas que recebem os valores. 

A Previdência paga os benefícios de acordo com o valor, na seguinte ordem: primeiro para quem ganha o salário mínimo, na última semana do mês. Depois, o INSS passa a fazer as liberações para aqueles com renda acima de um salário mínimo, na primeira semana do mês. 

A próxima rodada de depósitos ainda é referente ao mês de dezembro de 2022, que deve cair entre os dias 23 de dezembro, uma sexta-feira, e 6 de janeiro. Os depósitos para quem recebe mais que o piso serão feitos entre os dias 2 e 6 de janeiro. Haverá uma pausa no dia 30 de dezembro. 

Valor

Em 2023, os benefícios serão reajustados. A legislação prevê que o aumento corrija a inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que deve ser divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no dia 10 de janeiro de 2023.

Com o cartão da Previdência, o prazo para saque dos benefícios vai até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da liberação do valor na conta.

Comentários