• 15/08/2023
  • por Resenha Politika

João Azevêdo e ministro Waldez Góes visitam obras do canal Acauã-Araçagi nesta quarta-feira

João Azevêdo e ministro Waldez Góes visitam obras do canal Acauã-Araçagi nesta quarta-feira

O governador João Azevêdo e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitam, nesta quarta-feira (16), as obras dos lotes 1 e 2 do canal Acauã-Araçagi, quando serão acionadas as válvulas dispersoras (equipamento que controla a vazão de água) na barragem de Acauã.

O projeto do Sistema Adutor das Vertentes Litorâneas da Paraíba Canal Acauã-Araçagi compreende 17 segmentos de canais abertos com seção trapezoidal, totalizando 130,44 km. Estão sendo investidos na obra R$ 1 bilhão e 42 milhões, com recursos federais e do tesouro estadual, nos dois primeiros lotes.

A obra visa o atendimento e abastecimento de água potável para 38 municípios da região, em caráter regular e contínuo e, durante o período seco, o suprimento de água, permitindo o atendimento de uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas, desde o Açude Acauã até o Rio Camaratuba, beneficiando mais de 600 mil habitantes.

Os 38 municípios a serem atendidos pelo sistema são: Alagoinha, Araçagi, Belém, Caiçara, Caldas Brandão, Campo de Santana, Capim, Cruz do Espírito Santo, Curral de Cima, Cuité de Mamanguape, Cuitegi, Ingá, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Itabaiana, Itapororoca, Itatuba, Jacaraú, Juripiranga, Logradouro, Mamanguape, Mari, Mogeiro, Mulungu, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pirpirituba, Riachão do Poço, Salgado de São Félix, Santa Rita, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé, Serra Raiz, Sertãozinho e Sobrado.

Data: 16.08.2023 – Quarta-feira
Hora: 10h
Local: Casa de Comando do Canal Acauã-Araçagi 
                Comunidade de Melancia – zona rural do município de Itatuba

Comentários