• 04/09/2023
  • por Resenha Politika

Trânsito

Lei Seca autua 284 condutores por embriaguez e outras infrações de trânsito no mês de agosto na PB

Lei Seca autua 284 condutores por embriaguez e outras infrações de trânsito no mês de agosto na PB

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), por meio da Operação Lei Seca, autuou 151 condutores por dirigir sob influência de álcool, durante blitzen realizadas no mês de agosto. Além disso, os agentes da operação notificaram 133 motoristas por outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
 
Em parceria com a Polícia Militar e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-João Pessoa), as blitzen foram realizadas nas avenidas Valdemar Naziazeno (Geisel), Edson Ramalho (Manaíra), José de Oliveira Curchatuz (Jardim Ocenia), Nossa Senhora dos Navegantes (Tambaú), Arthur Monteiro de Paiva (Bessa), Argemiro de Figueiredo (Bessa), Fernando Luiz Henrique (Jardim Ocenia), Oceano Atlântico (Bessa) e Epitácio Pessoa.
 
Além das blitzen permanentes da Lei Seca na Capital, em Campina Grande também houve uma ação conjunta com a equipe de João Pessoa, na avenida Marechal Deodoro (Centro). E também no trecho da avenida Oceano Atlântico, em Cabedelo. Durante essas ações, no mês de agosto, foram realizados 890 testes de etilômetro (bafômetro), que resultaram na remoção de 51 veículos aos pátios do Detran-PB, além de quatro condutores conduzidos à delegacia e duas CNHs recolhidas.
 
Segundo o coordenador de Policiamento do Detran-PB, coronel Valterlins Dutra, os logradouros das blitzen são escolhidos pelos critérios de registro de acidentes, proximidade de locais de eventos, fluxo de veículos e informações da Inteligência. “O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) tem sido de fundamental importância para as escolhas dos pontos, pois o monitoramento das vias por câmeras tem orientado as nossas ações”, argumentou. Essas escolhas podem sofrer mudanças semanalmente.
 
Este ano, as fiscalizações foram ampliadas e intensificadas, com o objetivo de continuar coibindo os abusos praticados por muitos condutores que ainda insistem em desobedecer às leis de trânsito, principalmente ao que se refere às infrações relacionadas à embriaguez ao volante. “Firmamos parcerias com os órgãos municipais de trânsito, a exemplo da Semob de João Pessoa, para ampliação das ações da Operação Lei Seca no Estado”, enfatizou coronel Valterlins.
 
Os agentes responsáveis pelas ações atuam nas fiscalizações do trânsito com o auxílio de etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones de sinalização e barreiras de sinalização retrátil.
 
O CTB prevê que os condutores de veículos flagrados sob efeito de álcool estão sujeitos à multa no valor de R$ 2.934,70 e podem responder a processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência, será cobrado o dobro do valor da multa e o infrator poderá responder por processo de cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
 

Comentários