• 06/10/2021
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

Lula lidera simulações de 1º e de 2º turno, aponta pesquisa

Lula lidera simulações de 1º e de 2º turno, aponta pesquisa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém liderança isolada nas simulações de primeiro e de segundo turno de pesquisa realizada pela Quaest por encomenda do Banco Genial.

A empresa testou oito diferentes cenários de primeiro turno, todos sempre com quatro nomes na disputa.

Lula, o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foram colocados em todos os testes. Na posição do quarto concorrente, os entrevistadores foram apresentando nomes de figuras que costumam aparecer no noticiário como possíveis candidatos de uma terceira via.

Sempre bem à frente dos rivais, o desempenho de Lula variou de 43% a 46%. Bolsonaro foi de 24% a 27%. Ciro marcou de 9% a 12%.

O apresentador de TV José Luiz Datena (PSL) foi quem apresentou o melhor desempenho entre os demais testados. Alcançou 11% ante 43% de Lula, 24% para Bolsonaro, 10% para Ciro.

O ex-juiz Sergio Moro (sem partido) marcou 10% quando seu nome foi colocado no cartão. João Doria (PSDB), governador de São Paulo, alcançou 6%, igual desempenho do ex-ministro Luiz Henrique Madetta (DEM).

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), obteve 4%, taxa idêntica à da empresária Maria Luiza Trajano (sem partido). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM) marcou 3%. E o senador Alessandro Vieira (Podemos), 2%.

No teste de segundo turno. Lula derrota Bolsonaro por 53% a 29%. Contra Ciro Gomes, o petista vence por 49% a 26%.

A Quaest também mediu as taxas de rejeição dos principais nomes cotados para disputar a Presidência em 2022. Bolsonaro liderou o ranking: 65% dos entrevistados afirmaram que conhecem o presidente e não votariam nele.

Doria marcou 61% de rejeição por esse critério; Moro, 59%; Ciro, 56%; Datena, 52%; Mandetta, 46%; e Lula, 43%.

A Quaest fez 2.048 entrevistas face a face entre 30 de setembro e 3 de outubro. A margem de erro da sondagem é de 2,2 pontos.

Comentários