• 26/02/2024
  • por Resenha Politika

Saúde

Mosquitos estão nascendo infectados por zika e Chikungunya, indica levantamento

Mosquitos estão nascendo infectados por zika e Chikungunya, indica levantamento

Estudo publicado na sexta-feira por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) mostrou que alguns mosquitos Aedes aegypti já estão nascendo infectados com o vírus da zika e Chikungunya. O levantamento indica, então, uma transmissão "vertical" da doença, que pula a etapa do mosquito picar um humano, adquirir o vírus para, somente depois, contaminar outra pessoa.

A especialista em Aedes aegypti Denise Valle conversou com o Correio e falou sobre os impactos da descoberta para a população e para as autoridades de saúde responsáveis pelo controle de endemias. Sobre um aumento de casos, afirmou ser "leviano" associar a descoberta a situações como a enfrentada pelos Brasil, neste verão. "Não temos ideia, de fato, do quanto isso representa no número de casos".

A bióloga destaca que o mosquito é tratado como inimigo número um quando a pauta é dengue, no entanto, os próprios humanos asseguram as condições necessárias para o seu desenvolvimento. "No discurso, o mosquito é tratado como inimigo número um. Mas, na prática, é como se ele fosse o melhor amigo do homem", avalia.

Algumas vezes você encontra no campo uma larva infectada, um ovo infectado ou um macho infectado. Isso significa que ele foi infectado pela mãe, porque nem o ovo come sangue, nem a larva come sangue, só a fêmea. Já sabemos que isso existe, e tem mais esse estudo comprovando. Só que não podemos, e seria leviano, associar isso a um aumento de casos ou a gravidade dos casos. Não temos ideia, de fato, do quanto isso representa no número de casos.

Comentários