• 07/08/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Opera Paraíba realiza 4º Mutirão de Catarata em Coremas

Opera Paraíba realiza 4º Mutirão de Catarata em Coremas

O Programa Opera Paraíba realizou esta semana, no Hospital Estevam Marinho, em Coremas, o quarto mutirão de cirurgias de catarata da unidade deste ano. Agora, foram beneficiados144 paraibanos. A iniciativa foi lançada pelo Governo do Estado em 2019. As intervenções tiveram início na quarta-feira (2) e terminaram na sexta-feira (4), beneficiando a população de 18 municípios.
 
A aposentada Francisca Silvestre conta que a catarata atrapalhava muito as tarefas diárias. “Eu tinha muita dificuldade, ia fazer as coisas e não enxergava direito, não conseguia enfiar a linha na agulha. Eu estou muito feliz com essa benção que Deus mandou, porque fazia três anos que eu vivia sofrendo com esse problema na vista e, graças a Deus, estou realizando a cirurgia”, conta.
 
Os benefícios após a cirurgia de catarata incluem, além da melhoria na visão, o ganho na qualidade de vida e independência dos pacientes.
 
De acordo com a diretora-geral do hospital, Josielma Oliveira, este ano na unidade já foram realizadas 592 cirurgias de catarata. “É muito gratificante saber que quase 600 pacientes que já passaram por aqui, em 2023, terão sua autonomia e qualidade de vida restauradas. O Opera Paraíba vem realmente transformando a vida dos paraibanos”, pontua.
 
Em 2023, o Opera Paraíba já realizou mais de 23.200 cirurgias entre 170 especialidades oferecidas nos 26 hospitais integrantes da rede estadual.

Comentários