• 20/10/2023
  • por Resenha Politika

Brasília

Servidores da Abin são presos no DF por ações na gestão Bolsonaro

Servidores da Abin são presos no DF por ações na gestão Bolsonaro

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (20/10), dois mandados de prisão e 25 de busca e apreensão para investigar o uso indevido de sistema de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial por servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O caso teria ocorrido durante a gestão Bolsonaro, como informou o g1.

Segundo a PF, as investigações apontam que o sistema de geolocalização utilizado pela Abin é um software intrusivo na infraestrutura crítica de telefonia brasileira e que a rede de telefonia teria sido invadida várias vezes, com a utilização do serviço adquirido com recursos públicos.

Além do uso indevido do sistema, a polícia investiga também a atuação de dois dois servidores específicos da Agência que teriam utilizado o conhecimento sobre o uso indevido do sistema como meio de coerção indireta para evitar demissão.

Foram 25 mandados de busca e apreensão, destes 17 no Distrito Federal (Brasília), um em Goiânia (Alexânia), dois em São Paulo (São Paulo e São José dos Campos), dois no Paraná (Curitiba e Maringá), três em Santa Catarina (Florianópolis, São José e Palhoça). Houve ainda dois mandados de prisão preventiva no DF cinco de afastamento, também no DF.

Comentários