• 25/05/2023
  • por Resenha Politika

Academia Cajazeirense de Artes e Letras festejou 4º ano de sua instalação

Academia Cajazeirense de Artes e Letras festejou 4º ano de sua instalação

Com uma programação cultural iniciada na noite da terça-feira (23), Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) festejou, com seus membros fundadores, autoridades, convidados e pessoas da comunidade, os seus quatro anos de instalação, ocorrida em 24 de maio de 2019.

A programação cultural foi iniciada na terça-feira, no Espaço Cultural Eliezer Rolim, no centro da cidade, onde funciona a sede provisória da entidade, com um sarau poético e uma feira de livros com vários títulos, dos mais variados gêneros, lançados por membros da Acal.

Elaborada pela comissão formada por Nadja Claudino, Naldinho Braga e Ubiratan di Assis, a programação teve o seu ponto alto na noite da quarta-feira (24), com as presenças de 21 dos 36 membros fundadores da Acal, entre residentes em Cajazeiras e em outras cidades, também no Espaço Cultural Eliezer Rolim, com uma saudação do presidente da Acal, Francisco Sales Cartaxo Rolim, e outros membros da mesa.

Ao som do cantor Alysson Voz e Violão e convidados, foi servido um coquetel aos presentes, paralelamente à exposição e venda dos livros dos acadêmicos.

Na quinta-feira (25), às 9h, aconteceu uma mesa redonda com professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que são membros da ACAL, no miniauditório da Central de Aulas Francisco Eugênio Pacelli Gurgel do CFP/UFCG, em Cajazeiras.

O encerramento da programação alusiva ao quarto aniversário da Academia Cajazeirense de Artes e Letras será na sexta-feira (26), a partir das 9h30, com uma atividade com alunos do ensino médio na Praça Nossa Senhora de Fátima, tendo como temática “o morticínio eleitoral em Cajazeiras”, mediada por Francisco Sales Cartaxo Rolim, presidente da entidade.

105 anos de Ivan Bichara

Na tarde da quarta-feira, como parte da programação conjunta da Academia Cajazeirense de Artes e Letras e da Secretaria Municipal e Cultura e Turismo (Secult), que tem à frente o teatrólogo e vice-presidente da Acal, Ubiratan di Assis, foi realizada uma visita pública de estudantes ao Memorial Ivan Bichara, instalado no Casarão da Rua Epifânio Sobreira.

Logo após, comandada por Guilherme Sagentelli, membro da ACAL e neto de Ivan Bichara, foi prestada uma homenagem ao ex-governador e escritor cajazeirense, pelos 105 anos do seu nascimento.

Autor dos romances “Carcará”, “Tempo de servidão” e “Joana dos Santos”, além de livros de ensaios e artigos literários, com destaque para “O romance de José Lins do Rego”, Ivan Bichara Sobreira nasceu em Cajazeiras (PB), no dia 24 de maio de 2018, e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 11 de junho de 1998. Foi eleito deputado estadual por duas legislaturas e uma como deputado federal. Em 1974, foi escolhido indiretamente como governador do Estado da Paraíba.

Lenilson Oliveira – Diretor de Comunicação da Academia Cajazeirense de Artes e Letras

Comentários