• 01/04/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Biliu de Campina se recupera e deve receber alta médica da UTI neste fim de semana

Biliu de Campina se recupera e deve receber alta médica da UTI neste fim de semana

O cantor e compositor Biliu de Campina segue evoluindo na recuperação após sofrer um pico hipertensivo e urgência dialítica na última quinta-feira, 30. Na manhã deste sábado, 1, ele se encontra bem, consciente e orientado, conversando, se alimentando e em observação na UTI do Hospital Municipal Dr. Edgley.

Biliu está fazendo tratamento para diminuição do nível de pressão arterial de forma paulatina e controlada. O paciente deve passar por nova sessão de hemodiálise neste sábado. A perspectiva é que ele receba alta médica da UTI ainda neste fim de semana.

No domingo, 2, o artista vai repetir o exame de tomografia para descartar completamente a hipótese inicial de Acidente Vascular Cerebral isquêmico. Biliu, inclusive, já está realizando atividade de fisioterapia no leito para a rápida recuperação.

A causa da crise, provavelmente, se deu pelo fato de que Biliu não conseguiu realizar as sessões de hemodiálise rotineiras que executa semanalmente por ter apresentado um problema na fístula, o que desencadeou o quadro de gravidade. Atualmente, ele já realiza tratamento de hemodiálise no Hospital Municipal Dr. Edgley, sendo um paciente renal crônico.

Histórico - Há exatamente um ano, Biliu de Campina ficou internado no Hospital Municipal Pedro I com um quadro de congestão pulmonar e precisou fazer sessões de diálise. Em julho do ano passado, ele também foi internado no Hospital Municipal Dr. Edgley com edema agudo hipertensivo provocado por uma hipervolemia, que é o excesso de líquido nos pulmões em função da doença renal crônica.

Artista - Severino Xavier de Souza, conhecido também como “O maior carrego do Brasil”, é um dos símbolos da música nordestina e da cultura de Campina Grande. O cantor e compositor é uma referência do forró tradicional, do coco, do baião, e um seguidor de Jackson do Pandeiro, sendo considerado um dos maiores ritmistas do país.

Comentários