• 10/11/2022
  • por Resenha Politika

Operação

Delegado da PF explica que operação contra contrabando de cigarros no NE quebra eixos da organização

Delegado da PF explica que operação contra contrabando de cigarros no NE quebra eixos da organização

O coordenador-geral de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal, delegado Cléo Mazzotti, declarou nesta quinta-feira (10) que a operação "O Mercador Fenício", desbaratada na Paraíba e em mais sete estados brasileiros contra o contrabando ilegal de cigarros, representa uma importante vitória das forças policiais brasileiras contra uma quadrilha que vinha atuando e se fortalecendo em todo o Nordeste porque quebra diversos eixos da organização. As declarações foram dadas durante uma entrevista coletiva na sede da PF em João Pessoa.

O delegado destaca também que o mercado de contrabando de cigarros funciona de forma fragmentada, separada em nichos que são responsáveis por diferentes setores da operação. Existe, segundo ele, o grupo que traz a mercadoria para dentro do país, o que realiza o transporta interno, o responsável pela logística, o responsável pelo armazenamento e aquele que fica com o processo de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas.

Ele pondera ainda que o objetivo da operação foi prender os principais articuladores da organização criminosa e desarticulá-la financeiramente. "É importante retirar patrimônios dessas organizações criminosas e impedir toda uma cadeia logística que estava sendo criada, inclusive de lavagem de dinheiro em outros estados da federação".

A operação cumpriu mandados nos municípios paraibanos de João Pessoa, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Patos e Sumé. E também nos estados de Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. De acordo com o delegado, os mandados de prisão são contra "as principais lideranças" da organização.

G1

 

Comentários