• 23/07/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Dia D de vacinação registra mais de 42 mil doses aplicadas na Paraíba

Dia D de vacinação registra mais de 42 mil doses aplicadas na Paraíba

A Paraíba realizou, nesse sábado (22), o 6º Dia D de vacinação de 2023 em todo estado. Na ocasião, foram disponibilizadas doses contra covid-19 e também as vacinas oferecidas na rotina para crianças, adolescentes e adultos. Neste dia de mobilização foram aplicadas 42.824 doses. A vacina bivalente contra covid-19, oferecida como reforço para todas as pessoas a partir de 18 anos e público prioritário a partir de 12, contemplou 10.998 pessoas.
 
O Dia D é planejado estrategicamente para acontecer no final de semana, e investe no funcionamento das salas de vacinação e na abertura de postos externos nesta data específica, para facilitar o acesso da população às doses. De acordo com a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, a tática tem funcionado para atrair a população que não pode comparecer aos postos durante a semana.
 
“Temos tido bons resultados em todos os Dias D. Hoje foram 208 municípios que participaram ativamente e a sociedade tem aproveitado esse momento para ficar imunizada. Foram oferecidas vacinas que protegem contra poliomielite, tétano, sarampo, previnem contra HPV e, claro, a vacina contra covid-19, além de todas as outras previstas no nosso calendário. Lembramos que a vacina bivalente precisa ter seu alcance ampliado, pois só atingiu 15,5% do público-alvo, enquanto a meta é 90%”. 
 
A secretária reforça que, durante a semana, mais de mil salas de vacina estão em pleno funcionamento na Paraíba com oferta de todas as doses que a população precisa para garantir a prevenção de agravos. “Aqueles que precisam atualizar o cartão de vacina, seja com as doses da rotina ou com as doses contra covid-19, devem procurar os postos de sua cidade nos horários convencionais, de segunda a sexta-feira. A Paraíba está abastecida com todas as vacinas e o momento do Dia D, no sábado, é apenas uma ampliação desse acesso que existe diariamente em todos os 223 municípios”, afirma.
 
Silvany Palmeira, mãe de Maria Isadora, de 3 anos, e de Bernardo, de 5 anos, aproveitou o sábado para levar as crianças até uma unidade de saúde perto de sua casa e conferir as doses que os pequenos precisam tomar. “Faço questão de acompanhar e manter todas as vacinas em dia para deixar os dois protegidos. Fico de olho nas campanhas e, sempre que tem alguma vacina disponível, já organizo o dia de ir ao posto para que eles tomem. Acho que a vacina protege não somente os meus filhos, mas também as outras crianças que convivem com eles. Meu conselho é que todos os pais façam o mesmo, a vacina salva vidas”, apelou.
 
Além das vacinas oferecidas em campanhas, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê vacinas que protegem contra, pelo menos, 19 agravos e que estão disponíveis diariamente nos postos de vacinação. Nesse sábado, os municípios que mais vacinaram foram João Pessoa, com 2.229 doses; Areia, com 2.068; Sousa, com 1.329 doses e Patos, com 937.
 
A Paraíba tem intensificado, desde 2022, as ações para ampliar o acesso da população às vacinas e, assim, reconquistar as altas coberturas vacinais. O Projeto Vacina Mais Paraíba é responsável pelas metas alcançadas nas campanhas de poliomielite, em 2022, e de influenza, em junho de 2023 e está concorrendo como finalista no Prêmio Excelência em Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP), na categoria Boas Práticas.
 

Comentários