• 26/05/2023
  • por Resenha Politika

Não voltei para ser pior que nos outros mandatos, diz Lula

Não voltei para ser pior que nos outros mandatos, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (25) que não retornou ao cargo de chefe do Executivo federal para ser “pior do que os primeiros mandatos”. Durante o evento do Dia da Indústria, organizado pela Fiesp,  o petista amenizou as dificuldades do governo com o Congresso Nacional.

Essa é a primeira aparição de Lula após a crise que se instalou entre o Planalto e o Congresso Nacional. Na última quarta (24), os deputados votaram a favor da reestruturação dos ministérios e esvaziaram as pastas de Meio Ambiente e Mudança Climática e Povos Originários.

Apesar do clima ruim, o presidente da República resolveu amenizar a situação. Ele relatou que divergências entre os poderes fazem parte do jogo democrático e todos precisam buscar o diálogo.

“Tem dias que a gente acorda com notícias parecendo que o mundo acabou. Eu fui ler as notícias hoje, na verdade, tudo parecia normal. Uma comissão do congresso querendo mexer numa estrutura de governo que é difícil de mexer. Agora que começou o jogo. O que a gente não pode é se assustar com a política. Quando a sociedade se assusta com a política e começa a culpar a classe política, o resultado é infinitamente pior. É na política que se tem as soluções dos grandes e pequenos problemas do país”, opinou.

Lula fala das relações internacionais

Na semana passada, Lula participou da cúpula do G7 e realizou 11 reuniões bilaterais com autoridades internacionais, além de integrar três reuniões com vários chefes de estado. Ele relatou que o Brasil está conseguindo criar laços importantes com outros países.

 

Comentários